Segunda-feira, 3 de Março de 2008

NOVELA PREMIO GOYA - CONTINUAÇÃO

Depois do muito que se tem escrito e falado sobre este assunto, neste e noutros blogues, em jornais, e  televisões, e sobretudo, depois de um texto intitulado "OS SAPOS ENGOLEM-SE, MAS O GOYA... ENGASGA ", publicado em 28 de Fevereiro, no blog Portal do Fado, assinado por Fernando Zeloso, creio que já muito pouco ficará por dizer  porque, por mais que se escreva, vamos sempre dizer quase o mesmo, tão evidentes são as razões, que assistem, a todos os que pensam que o "Fado Saudade", e o Prémio Goya, constituem uma "farsa", do mais inqualificavel, porque se tratou de "enganar" ingénuos, como são os membros da Academia das Artes e Ciencias Cinematográficas de Espanha, em matéria de Fado.

 

E, "enganar", deliberadamente, e com objectivos bem definidos "ingénuos", não será dos actos mais simpáticos, apreciados e dignificantes....

 

O texto publicado no Portal do Fado, com o titulo acima referido, deveria ser levado ao conhecimento de todas as pessoas, que se têm interessado por este assunto, e por todos aqueles que gostam de fado. É um texto, que pela clareza de raciocinio, merecia ser analisado e discutido em local apropriado, porque, contém todos os elementos necessários a proporcionar a discussão, que nos poderia levar à necessária conclusão.

 

O relevo que se deu ao prémio Goya, com felicitações de altos governantes, portugueses e espanhóis, não mereceria mais atenção das nossas televisões, que pudessem levar a um debate, que, estou certo, proporcionaria grandes audiências ?

 

O Sr. Fernando Zeloso, no Portal do Fado, expressa a sua opinião devidamente fundamentada, e, até hoje, a ideia que exprimiu não foi contestada. Porquê ?  Será, porque o seu texto foi tão elucidativo, que, nem sequer sofre contestação ?

 

E, qual o significado do silêncio do autor da letra, Fernando Pinto Ribeiro ? Não lhe teriam dito, quando apresentou o poema, qual a música em que seria cantado ?  E, o silêncio de Rui Vieira Nery, musicólogo, com ligações ao fado, e até autor de um livro sobre fado, rotulado de muito importante, por Carlos do Carmo ?  E, o silêncio do Sr. Saura ?  Não seria agora, a sua grande oportunidade, para emitir a sua opinião, como grande amante de fado, que o Sr. Carlos do Carmo diz ser ?  E o Museu do Fado e os seus conselheiros ?   E a Academia da Guitarra Portuguesa e do Fado, pela voz do seu Presidente, que até publicou um folheto em Março de 2004, precisamente com o titulo " O que é e como se distingue o Fado Tradicional", além de ter promovido vários colóquios num palacete de Benfica ?

 

Que interessante seria que todas estas vozes se fizessem ouvir, e pudessem contribuir, com outras ideias,  para esclarecer este assunto, do qual o Fado sairia altamente beneficiado !   Lamentavelmente, tal não sucede, e ficamo-nos com a opinião de um produtor, que o Fado não reconhece, porque não o conhece, e a quem me parece que destinaram a tarefa sempre ingrata de " ir para os cornos do toiro"...

 

Além das afirmações do produtor do filme, apenas se conhece , a opinião de Pedro Osório, à Lusa, confirmando que o Fado da Saudade, tem musica do Fado Menor e é tradicional  pelo que se torna dificil compreender a posição de Carlos do Carmo, que sendo o pomo da discórdia, de acordo com o jornal 24 horas, remeteu esclarecimentos para a SPA ( sinal de que Pedro Osório não terá emitido a sua opinião, como assessor da SPA ? ) declarando que com 45 anos de carreira dispensa polémicas.....

 

Por aqui me fico....

 

 Zé da Viela


publicado por Zé da Viela às 20:51
link do post | comentar | favorito
|
Choram guitarras....

..Pintura a óleo de José Malhoa " O Fado "


.. Sou o Zé da Viela

.. seguir perfil

. 5 seguidores

..Visitas à Viela

count website hit
Date.com Dating Site

online

Amália...sempre!

..Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


..Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

..Vielas recentes

.. VOLTASTE, AINDA BEM QUE V...

.. VOLTA, ANA ESTÁS PERDOADA...

.. VII GALA AMÁLIA RODRIGUES

.. SEMPRE O NOSSO FADO

.. TUDO ISTO É FADO

.. ATÉ QUALQUER DIA, AMIGO

.. MARIZA CONFESSA-SE

.. ADEGA MACHADO

.. PARABÉNS JOSÉ MANUEL OSÓR...

.. AMÁLIA RODRIGUES

..links

..tags

.. todas as tags

..tags

.. todas as tags

..links

..pesquisar

 
SAPO Blogs

..subscrever feeds