Terça-feira, 18 de Março de 2008

AINDA PRÉMIO GOYA

Recordo-me, de ter visto publicado num blogue, um texto do Sr. Daniel Gouveia, em que apelidava os espanhóis de "pacóvios", e em que se congratulava com o facto do prémio ter vindo para Portugal, mesmo que tivesse sido mal atribuído , por não respeitar o artigo 13º do regulamento da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas de Espanha, o que não me pareceu muito correcto, porque à partida o prémio só teria sido atribuído , porque os espanhóis eram "pacóvios," porque se não fossem, teriam que saber que a musica do fado menor, não é original, pelo que receber prémios de "pacóvios" não me parece que tenha grande dignidade.

 

Conheço mal o Sr. Daniel Gouveia, mas conheço algumas pessoas, que o conhecem bem, e, a fazer fé, no que me dizem, estranho que o Sr. Daniel com a lisura que apregoa, tenha  "alcunhado" uma Instituição tão credível , como se julga ser a Academia, de "pacovice".

 

O que eu lamento, e me leva a pensar que o Sr.Daniel não é a pessoa tão "equilibrada," que me dizem ser, é o facto de um senhor que  se refere aos "pacóvios" afirmar depois numa palestra, que o Sr. Zelozo , e o blogue Viela do Fado, aplicam termos menos correctos e até insultuosos, quando se referem à polémica do Fado da Saudade.  Sobre o Sr. Zelozo , não me pronuncio, como é evidente, embora esteja de acordo com quase todos os seus argumentos, mas, sobre este blogue, creio que o Sr. Daniel está a ser injusto, uma vez que não me parece, que tenhamos publicado textos   com termos insultuosos, embora, me pareça, que, para avaliar a posição do interprete na polémica do Fado Saudade, haja necessidade de ser menos simpático, privilegiando a verdade,  tão evidentes são as razões de quem protesta, que inclusivamente levaram o Sr. Daniel Gouveia a afirmar que se trata do fado menor, e que portanto a atribuição do prémio é da  conta deles, pelo que, não se pronunciaria sobre o assunto...   Para bom entendedor.... 

A verdade, é sempre dura, e poucas vezes é simpática, porque me parece que um pormenor está mais que esclarecido, que é o facto da musica não ser original e não ter sido feita portanto, exclusivamente para o filme. Resta esclarecer o outro pormenor que se relaciona com os direitos de autor, sobre o qual não me pronuncio, por falta de conhecimentos técnicos adequados, embora lamentando que pessoas conhecedoras e com responsabilidades, não o façam.

 

Julgo saber, que a exposição do Sr. Daniel na SPA, se limitou a exprimir a sua opinião pessoal, sem direito a debate, e, sem que se registasse a presença na sala, de pessoas, sobretudo, músicos de fado, ou com fortes ligações ao fado, que pudessem contradizer os argumentos apresentados pelo Sr. Daniel Gouveia, pelo que as afirmações do Sr. Daniel, valem o que valem...como se costuma dizer.

 

Fico por aqui, agradecendo ao Sr. Daniel, que julgue este blogue, com a mesma consideração e respeito, com que este blogue o julga a ele, aproveitando para lhe lembrar, que não estou receptivo a receber lições de ética, de quem quer que seja, não abdicando de emitir a minha opinião, que quero que seja imparcial, sem cair no ridículo de querer  agradar a gregos e troianos.

Saudações fadistas

Zé da Viela

 


publicado por Zé da Viela às 22:47
link do post | comentar | favorito
|
3 comentários:
De Paulo Sempre a 28 de Março de 2008 às 00:27
http://www.youtube.com/watch?v=yYUhwJZyRV8


De Vítor Marceneiro a 2 de Abril de 2008 às 21:07
Meu Caro Amigo
Mais um comentário genial.
Tomei a liberdade de o colocar no meu blog, com a devida referência da origem.
Um abraço
Vítor Marceneiro


De Zé da Viela a 2 de Abril de 2008 às 23:42
Agradeço ao Vitor Marceneiro, o comentário que enviou, e não me importo nada que o transcreva no Lisboa no Guinness . Quando se vai ao ponto de afirmar, como afirmou Carlos do Carmo, em entrevista ao Jornal de Noticias, que a polémica só tem sentido quando existe ao nível do 5º andar e não da subcave, é porque já não há mais nada para dizer. As declarações que ele fez, penso que até sejam ofensivas, para todos aqueles que se pronunciaram a favor do Ti Alfredo, entre os quais esses dois Senhores do Fado, que são, João Ferreira Rosa e João Braga, cujos comentários eu vi no seu blog, Lisboa no Guinness .
Também é verdade, que não ofende quem quer...
Aceite as minhas saudações fadistas.
Zé da Viela


Deixa aqui o teu comentário

Choram guitarras....

..Pintura a óleo de José Malhoa " O Fado "


.. Sou o Zé da Viela

.. seguir perfil

. 5 seguidores

..Visitas à Viela

count website hit
Date.com Dating Site

online

Amália...sempre!

..Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


..Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

..Vielas recentes

.. VOLTASTE, AINDA BEM QUE V...

.. VOLTA, ANA ESTÁS PERDOADA...

.. VII GALA AMÁLIA RODRIGUES

.. SEMPRE O NOSSO FADO

.. TUDO ISTO É FADO

.. ATÉ QUALQUER DIA, AMIGO

.. MARIZA CONFESSA-SE

.. ADEGA MACHADO

.. PARABÉNS JOSÉ MANUEL OSÓR...

.. AMÁLIA RODRIGUES

..links

..tags

.. todas as tags

..tags

.. todas as tags

..links

..pesquisar

 
SAPO Blogs

..subscrever feeds