Sábado, 5 de Abril de 2008

SAUDAÇÃO A JOÃO BRAGA

Caro João Braga

 

Vi no blog Lisboa no Guinness , do Vítor Marceneiro, uma mensagem que me dirigiu, que não sei porquê, não foi endereçada ao meu blogue VIELA DO FADO, mas que, no entanto, muito lhe agradeço.

 

Começo por lhe dizer, que ter merecido um comentário seu, a um texto que escrevi sobre o Prémio Goya , só por si, já justifica ter iniciado o meu blogue. Por tal facto, desde já, o meu muito obrigado.

 

Mas o meu obrigado, não se fica apenas pela sua gentileza, porque pretendo, também, que ele abranja  a sua frontalidade, e, a sua coragem, que, aliás, não são para mim desconhecidas, e que demonstram a sua coerência de pensamento, uma vez que, já tinha salientado esses valores, a par de outros, no seu livro " AI ESTE MEU CORAÇÃO", quando o dedicou, aos que amam a verdade, que defendem valores e que se batem por princípios , contra a mentira, a inveja, a hipocrisia etc,etc . E, dentro dessa linha de pensamento, que agradável é, para todos os que gostam de fado, saber da sua disponibilidade, para "desafiar quem quer que seja, a ouvir a "explicação" cantada", para desmontar de vez a confusão criada acerca da autoria do Fado Pierrot ou do Versiculo . Só não percebo, porque ainda ninguém com responsabilidades no Fado, (Ministério da Cultura, Soc . Portuguesa de Autores, Museu do Fado), teve a iniciativa de ouvir a opinião de figuras gradas do Fado, como fadistas consagrados, e músicos muito considerados e conhecedores. Ou melhor, eu sei....

 

Caro João Braga ( permita-me este tratamento ), as minhas desculpas, por ter invocado o seu nome e dessa também grande figura do Fado que é João Ferreira Rosa, mas só o fiz, porque foi para mim muito penoso , ver duas pessoas que muito admiro, serem empurradas para as subcaves....

 

Eu continuarei a escrever sobre este assunto, e brevemente, publicarei mais um texto, que se contribuir para o esclarecimento da verdade, muita satisfação me causará. E, vou escrever porque há novidades sobre o tema....

 

Aceite as minhas saudações fadistas.

 

Zé da Viela


publicado por Zé da Viela às 02:44
link do post | comentar | favorito
|
4 comentários:
De Ribeirinho a 5 de Abril de 2008 às 13:17
Já que de Fado trata este Blog e não somente da questão Goya, porque não um post anunciando o tão esperado novo trabalho de Camané? Alain Oulman, Pedro Homem de Mello, Luís de Macedo, David Mourão-Ferreira...só por si já justificariam umas palavras... Concerto iniciático ontem em Sintra!


De Zé da Viela a 7 de Abril de 2008 às 14:40
Sr. Ribeirinho

Espero que não esteja farto da polémica sobre o Prémio Goya , porque ainda a procissão vai no adro... e como imagino que saiba, há pessoas, que estão prejudicadas, e à espera de receberem direitos de autor, além de que se recebe um prémio partindo do principio que se trata de uma musica original, quando também imagino que saiba, que se trata tão simplesmente do "velhinho" Fado Menor com Versículo .
Mas é evidente que aparecem no fado outros motivos de comentários, e nesse caso a actuação do Camané em Sintra, a que não pude assistir, mas sei que correu bem, através de pessoa muito conhecedora de fado, ele cantou bem, como sempre o faz, com o seu estilo próprio, mas ao que me disseram com a necessidade de intercalar o fado tradicional, com os temas do novo disco, porque há temas do novo álbum , com pouco de fado.... penso que saiba que não é fácil escrever para fado. Mas no geral, sei que agradou, até porque o Camané agrada quase sempre, pelo que espero que ele tenha muito êxito com este novo trabalho.
Sr. Ribeirinho, agradeço a sua sugestão de abordar outros temas que se refiram ao fado.
Saudações fadistas
Zé da Viela


De Ribeirinho a 17 de Abril de 2008 às 00:18
Caro Zé,

É óbvio que a música do Fado da Saudade que Carlos do Carmo canta é o Fado Versículo e ao que sei indiscutível é a sua autoria por pertencer a Alfredo Marceneiro. Quanto aos direitos de autor... não me parece que o Ti Alfredo esteja à espera de receber seja o que for... O resto, a goiabada e a trapalhada fica do lado dos nuestros hermanos ... nós ficamos com a certeza que o Fado ainda é um pouco do que sempre foi... polémico, mas isso...é Fado!


De Zé da Viela a 18 de Abril de 2008 às 19:46
Caro Ribeirinho

Agradeço o seu comentário, mas gostava que o meu amigo fosse mais preciso, porque reconhece que o Fado Versiculo é autoria de Alfredo Marceneiro, mas não aceita que os herdeiros do Ti Alfredo recebam direitos de autor.... Em que ficamos ? Se é do Ti Alfredo (como me parece ser ), é lógico, que os herdeiros devam receber. Não lhe parece ?
Quanto à goyabada, estou perfeitamente de acordo com o meu amigo, é um problema de nuestros hermanos. Este assunto por parte dos espanhóis está encerrado. Agora falta resolvê-lo cá, se é que algum dia será resolvido....
Saudações fadistas
Zé da Viela


Deixa aqui o teu comentário

Choram guitarras....

..Pintura a óleo de José Malhoa " O Fado "


.. Sou o Zé da Viela

.. seguir perfil

. 5 seguidores

..Visitas à Viela

count website hit
Date.com Dating Site

online

Amália...sempre!

..Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


..Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

..Vielas recentes

.. VOLTASTE, AINDA BEM QUE V...

.. VOLTA, ANA ESTÁS PERDOADA...

.. VII GALA AMÁLIA RODRIGUES

.. SEMPRE O NOSSO FADO

.. TUDO ISTO É FADO

.. ATÉ QUALQUER DIA, AMIGO

.. MARIZA CONFESSA-SE

.. ADEGA MACHADO

.. PARABÉNS JOSÉ MANUEL OSÓR...

.. AMÁLIA RODRIGUES

..links

..tags

.. todas as tags

..tags

.. todas as tags

..links

..pesquisar

 
SAPO Blogs

..subscrever feeds