Sábado, 24 de Maio de 2008

III GALA AMÁLIA RODRIGUES

 

Teve lugar no Centro Cultural Olga Cadaval, a III Gala dos Prémios Amália Rodrigues, onde, quanto a mim, o facto mais notavel, terá sido a revelação de que foi atribuida, finalmente, à Fundação Amália, o estatuto de utilidade publica, que, todos esperamos, seja o começo da resolução de todos os problemas, com que tem vivido aquela Fundação.

 

Parece-me, porém, que a Gala ainda não atingiu a dimensão que a Grande Artista que lhe dá o nome, merece, que, na minha opinião, deveria ser a maior manifestação fadista de Portugal,  a par da Grande Noite do Fado, que, apesar da tradição, tem vindo a perder fulgor e importancia.

 

Com a sala quase cheia, o espectáculo foi agradavel de seguir, sem grandes surpresas, quanto aos premiados, que já há muito eram conhecidos, apenas se registando a ausência da grande fadista, que é Beatriz da Conceição, que por motivo de doença, ( terá sido mesmo doença...? ), não compareceu.  De notar, também, que Vitor Duarte ( Marceneiro), não perde oportunidade, ( e quanto a mim, muito acertadamente ), de se referir à autoria do fado versiculo, como sendo de seu avô, Alfredo Marceneiro, facto que está relacionado com o Filme Fados, e com o prémio Goya, que tanta polémica tem causado, mas, que me parece, como é habitual em Portugal, estar já a cair no esquecimento.

 

Teve esta Gala, no meu entender, a presença de dois dos maiores interpretes da actualidade, como são, Camané e Ana Moura, permitindo-me felicitar  Ana Moura, porque se continuar na senda do que tem feito até aqui ( CANTAR FADO ), poderá ser a curto prazo o nome mais aclamado do Fado, destronando interpretes, que depois de terem ganho nome através do fado, se desviaram dele, com total desrespeito pela canção que as tornou conhecidas.

Ana Moura, tem tudo para poder vir a ser a NUMERO UM. Boa presença em palco, uma voz maravilhosa, um bom repertório, que agrada e toca a alma de quem gosta de fado, e apesar do nome que já tem, uma humildade e simpatia impressionantes, para além de, não fazer parte de "grupinhos", e de não aparecer "colada", nem se "colar" a quem quer que seja, nem sequer a sinfonietas...

Parabéns Ana Moura.

 

Por fim, lembrar a alguns interpretes, que, a partir de determinada etapa das suas carreiras, as responsabilidades que contraêm com o público, que os aclama e admira, também os obriga a prepararem-se, para, em palco, poderem fazer um comentário, ou um agradecimento... que diabo, são só duas palavrinhas, que até podem ser "preparadas" antecipadamente...

 

Espero, que esta Gala não sofra mais interrupções, e, que, a do próximo ano, seja muito melhor do que esta foi. AMÁLIA BEM O MERECE.

 

Saudações fadistas

 

Zé da Viela

 


publicado por Zé da Viela às 15:56
link do post | comentar | favorito
|
7 comentários:
De Vítor Marceneiro a 24 de Maio de 2008 às 19:32
Caro Amigo

Abstraindo da referência a meu respeito, tenho que mais uma vez lhe dar os parabéns pelo seu excepcional comentário e análise ao espectáculo III Gala Amália.
Um abraço fadista
Vítor Marceneiro


De Zé da Viela a 24 de Maio de 2008 às 19:37
Caro Vitor
Mais uma vez agradeço o seu comentário que aliás é o unico que aparece no meu blog.
Tenho pena que a "malta" não seja mais interveniente, para provocar saudaveis discussões.
Também tenho pena que o meu blog esteja pouco divulgado.
Um abraço
Zé da Viela


De olhar55 a 7 de Julho de 2008 às 19:57
Olá!
É sempre com a esperança renovada num futuro mais brilhante do FADO que encontro na net e leio um comentário como este: III GALA AMÁLIA RODRIGUES por Zé da Viela.
Um comentário que não deixa dúvidas de ser o de alguém que AMA O FADO...e que, por amá-lo, sabe como reconhecer O CANTO DA(O) FADISTA...
Um comentário que no seu todo é o de alguém que SABE SENTIR O FADO!!!!!!!
Bem haja!!!! E continue a dizer/escrever o que sente...




De Zé da Viela a 10 de Julho de 2008 às 21:20
Obrigado olhar 55 - Tenho que lhe agradecer a sua mensagem, porque raramente as pessoas deixam mensagens neste meu blog, o que é estranho porque as mensagens entram directamente, isto é sem serem filtradas e "censuradas". As pessoas são livres de concordarem ou não com o que escrevo, o que me parece que seja extremamente saudavel. Por vezes penso na hipotese de deixar de escrever, porque apesar de saber que as pessoas visitam o blog ( pelo nr. de visitantes ) não deixam os seus pareceres. Porquê ? Da discussão nasce a luz como se costuma dizer, e eu gostaria que este blog alimentasse alguma discussão ( saudavel e civilizada) sobre tudo oq ue se refere ao Fado.
Muito obrigado pela sua mensagem
Zé da Viela


De olhar55 a 12 de Julho de 2008 às 11:34
Olá, Zé da Viela!
Penso que três das razões principais(entre outras) que levam as pessoas a não escreverem na net em geral e, consequentemente,neste blog e noutros, tem a ver com:
- 1. Receio de serem identificadas e, com isso, se exporem às mais variadas circunstâncias,
sendo que algumas desagradáveis... E não podemos nos esquecer que uma dessas circunstâncias é a do estigma que alguns "analistas psicológicos "criam ao considerar,generalísticamente,que as pessoas que escrevem na net são uns " infelizes solitários...", que não têm com quem falar na vida real e, por isso,criam "relações virtuais" para se fazerem ouvir e também conseguirem escutar...(O que se esquecem, esses analistas, é que a maior parte das relações reais de hoje em dia parecem mais um monólogo entre surdos e mudos que nem sequer sabem a linguagem dos gestos...E o que preferem não lembrar é que, também eles, analistas, estão a falar virtualmente... Ou seja: a fazerem comentários de quem não vêem e não conhecem...)
- 2. Não se identificarem com muitos dos "comportamentos escritos", alguns claramente identificáveis com intenções outras como as de pessoas que parecem se infiltrar mais para desestabilizar com comentários que,na verdade, são: provocções... ridicularizações...
falta de respeito... guerrinhas de fã-clube(algumas parecem organizadas) do que para divulgar, dar opiniões e analisar/avaliar com argumentos constatáveis...( vide os comentários sobre vídeos musicais no Youtube)
- 3. E falta de hábito, sendo que talvez não queiram criá-lo por acharem que já têm muito que fazer, para ainda "perderem tempo" a comentar...(no entanto não resistem a "perder tempo" a ler...) Dentro do hábito, também não podemos nos esquecer que talvez a maioria das pessoas tem pouco hábito de leitura e de escrever mais ainda...
Realidade,essa, que pode levá-las a não se sentirem à vontade para redigir um comentário...
Eu como nunca saí (nem quero) da idade dos questionamentos...: Porque...!? Para que...!? Como...!? Etc...!? Ando sempre a procura de respostas sobre o sentido dos caminhos que tomamos....e, para isso, não posso e não devo limitar as minhas experiências (saudáveis!). Daí que voltei a escrever neste blog e a dar a minha opinião sobre os questionamentos que levantou e que eu já os tinha levantado a mim...
Saudações de quem gosta de ler, ouvir, escrever, falar, dialogar ,enfim,( e até com alguns gestos...como por ex: bater palmas...bater os pés no assoalho do nosso COLISEU...,etc), independentemente de sê-lo no real ou no virtual, contando que haja transparência nas intenções e sinceridade no que é exposto.
Vivenciar ultrapassa o visível e trancende o aparentável... Mesmo porque não é com os olhos do rosto que se vê bem o essencial, mas com o olhar interior...
Tudo isso, Zé da Viela, para lhe dizer que não desista de escrever pois, provavelmente, muito do silêncio que recebe em troca significa apenas receios da comunicação de quem, no entanto, acede ao que escreve por não ter receio de ler...e por considerar interessante a sua escrita.
Saudações virtualmente reais...!!!
olhar55


De Zé da Viela a 16 de Julho de 2008 às 13:15
Para olhar 55

Muito obrigado pela sua mensagem.
O facto de escrever sobre anonimato, não permite a ninguém entrar no campo ofensivo, regra, que eu procuro seguir, pelo que estou de acordo consigo, quando refere que uma das razões principais, reside no facto, de, deste modo, não ficar exposto a circunstancias desagradaveis.
Quanto aos analistas autores dos "infelizes solitários", creio que estão completamente errados, pelo menos, no que a mim se refere, porque diariamente, convivo com muitas pessoas, e, quase diariamente frequento locais de fado, convivendo com amigos, com fadistas, guitarristas, violistas,letristas e até com empresários de fado. Deve notar também, que os "infelizes solitários", a mim não se aplicam,porque até nem escrevo muito, razão porque não terei, assim, tanta necessidade de escrever, para ocupar o meu tempo e "tratar" da minha solidão...
Agradeço-lhe imenso a sua mensagem, que é tão bonita, pelo que gostaria de manter contacto mais regular consigo, recebendo sugestões sobre assuntos que se relacionem com Fado. Se quiser pode-me escrever para zedaviela@sapo.pt, embora lhe peça que não deixe de publicar no meu blogue, as suas opiniões, porque não me parece justo, privar as poucas pessoas que o visitam, dos seus brilhantes comentários.
Estou-lhe muito grato
Obrigado
Saudações fadistas
Ze da Viela


De Café Creme a 20 de Agosto de 2008 às 10:54
Quero deixar um só comentário para lá da gala que não vi! Como residente no concelho de Sintra quero deixar os meus parabéns aos responsáveis pela programação do Olga Cadaval! Bravo meus amigos continuem assim! Parabens ao Zé da Viela pelo oportuno excelente e necessário blog! Um abraço
Café Creme


Deixa aqui o teu comentário

Choram guitarras....

..Pintura a óleo de José Malhoa " O Fado "


.. Sou o Zé da Viela

.. seguir perfil

. 5 seguidores

..Visitas à Viela

count website hit
Date.com Dating Site

online

Amália...sempre!

..Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


..Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

..Vielas recentes

.. VOLTASTE, AINDA BEM QUE V...

.. VOLTA, ANA ESTÁS PERDOADA...

.. VII GALA AMÁLIA RODRIGUES

.. SEMPRE O NOSSO FADO

.. TUDO ISTO É FADO

.. ATÉ QUALQUER DIA, AMIGO

.. MARIZA CONFESSA-SE

.. ADEGA MACHADO

.. PARABÉNS JOSÉ MANUEL OSÓR...

.. AMÁLIA RODRIGUES

..links

..tags

.. todas as tags

..tags

.. todas as tags

..links

..pesquisar

 
SAPO Blogs

..subscrever feeds