Segunda-feira, 16 de Junho de 2008

FILME AMÁLIA

Terá sido POR VONTADE DE DEUS, que, quase um ano decorrido, sobre a estreia do filme "FADOS", está em rodagem o filme  " Amália", sob a responsabilidade de um realizador português, Carlos Coelho da Silva, que, creio ter sido também o realizador de " O Crime do Padre Amaro, filme que tanto êxito obteve ?

Há cerca de um ano, não passava pela cabeça de alguns intervenientes do filme "Fados", que houvessem realizadores portugueses, interessados em realizar o filme, até com o argumento, que, alguns, nem sequer gostavam de fado, pelo que se entregou a tarefa a um realizador espanhol.  QUE ESTRANHA FORMA DE VIDA, a nossa, que no espaço de um ano, RASGA O PASSADO, e consegue dizer a um português,DÁ-ME O BRAÇO E ANDA DAÍ, realizar um filme sobre Amália, que é afinal um filme sobre o Fado, tem que ser forçosamente, porque Amália é o Fado.

SABE-SE LÁ, se não será este filme, que creio será totalmente rodado em Portugal, e não LONGE DAQUI, que virá trazer ao Fado, o lugar que merece, tanto a nível nacional, como internacional, assim como a dignidade que o filme de Saura,não soube transmitir, fazendo em vez de um filme, uma CALDEIRADA, com CARMENCITAS de vários países.

É evidente, que não vamos já dizer, que este filme, será melhor do que o de Saura, porque, teremos que os confrontar, mas esperamos, que, este CHEIRE A LISBOA, que nos mostre O FADO PORTUGUÊS, e, entre outras, também a CANTIGA DA BOA GENTE.  E, também esperamos, que, para satisfação de responsáveis do filme Fados, este seja legitimado em Portugal, antes de receber qualquer prémio ( não adulterado...), fora do nosso País.  Que os portugueses, e os amantes do Fado, possam dizer que TUDO ISTO É FADO, e que a nossa canção tão querida do nosso povo, possa dizer ao Mundo, cada vez mais conturbado, QUE NÃO É DESGRAÇA SER POBRE.

Como, também foi afirmado, por interveniente do filme Fados, que, para fazer um filme sobre o tema, era indispensável gostar de fado, esperamos, sinceramente, que, Carlos Coelho da Silva, se tenha documentado, tão bem, ou melhor, do que o Sr.Saura, e que a SENHORA DO LIVRAMENTO, proteja o seu talento, para que o seu filme possa transmitir AQUILO QUE A GENTE SENTE.

E, por fim, gostaríamos, que, realizador, produtor, músicos, artistas, consultores etc., do filme Amália, seja qual for a receptividade da critica, e, do público, não se escondam na RUA DO SILÊNCIO, e, "apareçam", mesmo que com algum CANSAÇO, a esclarecer a opinião pública.

E, se assim for, COM QUE VOZ, a "equipa" do filme Fados, poderá "aparecer", uma vez que, NEM ÀS PAREDES CONFESSARAM, o ABANDONO, que dedicaram às criticas que lhes fizeram ? Realizador espanhol, Amália mal tratada, Marceneiro em rap, casa de fados em Madrid, espanhóis, brasileiros e mexicanos misturados no fado, fado menor com versículo, como musica original, que levou ao Goya !!! E, só um, o principal interprete, honra lhe seja feita, tentou com desculpas "esfarrapadas", dar a cara, porque, nem sequer, valeu a pena, AO POETA PERGUNTAR.

Caros amigos. e, amantes de fado, espero sinceramente, que possamos sair da estreia do "Amália", a cantar o QUE DEUS ME PERDÕE, com a ROSA BRANCA AO PEITO.

 

Saudações fadistas

 

Zé da Viela

 


publicado por Zé da Viela às 23:55
link do post | comentar | favorito
|
9 comentários:
De Vítor Marceneiro a 24 de Junho de 2008 às 12:36
Caro Amigo

Mais uma vez nos brinda com um excelente texto.
Tomo a liberdade de colocar no meu blog a introdução e indicar o link para entrar directamente no mesmo.
Um abraço fadista
Vítor Marceneiro


De jorge amaro a 24 de Setembro de 2008 às 17:26
excelente texto? francamente um monte de banalidades aproveitando titulos de fados. Este sim é o nosso triste fado.valorizar textos deste tipo, sem qualquer qualidade a não ser a raiva pelo Fados do Saura. por isso é que o fado é tão maltratado estã entregue a estes criticos de bigode e ginja na cabeça.


De Zé da Viela a 3 de Outubro de 2008 às 18:15
O Sr. Jorge Amaro, com as expressões que utilizou, ( raiva ? ), e (bigode e ginja na cabeça ? ) não merece qualquer resposta.
Estamos conversados.


De Fátima Nobre a 10 de Dezembro de 2008 às 00:53
Concordo plenamente! O texto do filme Amália é bem pobre e a interpretação medíocre, exceptuando a interpretação da mãe de Amália. Tanta parra e tão pouca uva... Amália merecia um filme de grande categoria, emocionante e que revelasse mais da complexidade da sua alma! É difícil conhecer a alma de Amália mas há que estudá-la... (por alguém capaz de o fazer, obviamente!)


De Zé da Viela a 2 de Janeiro de 2009 às 23:35
Agradeço à Fatima Nobre o comentário que aqui deixou, tanto mais que estamos de acordo, porque ambos entendemos que Amália, merecia ter sido estudada com mais rigor.
Saudações fadistas
Zé da Viela


De pedro gouveia a 11 de Dezembro de 2008 às 22:05
AMÁLIA, grande senhora , enorme fadista , ser humano excepcional. não importa o argumento ,não importa o que dizem . meus caros conterrânios acho que o que importa realmente é recordar AMÁLIA , E tantos outros fadistas ja desaparecidos.

viva o FADO !

pedro gouveia
alverca


De Zé da Viela a 2 de Janeiro de 2009 às 23:41
Caro Pedro Gouveia

Agradeço o seu comentário, através do qual constato que estamos parcialmente de acordo, porque ambos consideramos Amália,como grande senhora, enorme fadista e ser humano excepcional. Mas se é assim, vamos recordá-la, mas como ela merece e à medida da sua grandeza.
Saudações fadistas
Zé da Viela


De Américo a 3 de Março de 2009 às 16:39
Caro Zé estou consigo, Amália É grande demais e não para ser maltratada como foi neste filme, fui ver e não gostei, passam 3/4 do mesmo a retratar seus casos íntimos,seus homens, penso até que alguns arranjados, pois até a própria familia está revoltada, só me espanta é a Valentim de Carvalho estar por traz disto. Enfim de ingratidões está o Inferno cheio. Meus amigos recordemos Amália, Ela vive em nós, e não esta sujeira para ganhar alguns tostões. Um abraço Zé. Parabens pelo seu Blog. Américohttp://kalungablog.wordpress.com/


De Zé da Viela a 3 de Março de 2009 às 23:15
Caro amigo Américo: Estamos de acordo, que a Grande Amália merecia mais. Está por mostrar a Amália que internacionalizou o Fado, a Grande Amália das grandes salas, a Grande Amália cuja voz foi colocada ao nivel da Edith Piaf e da Maria Callas.
Muito obrigado pelo seu comentário.
Um abraço
Zé da Viela


Deixa aqui o teu comentário

Choram guitarras....

..Pintura a óleo de José Malhoa " O Fado "


.. Sou o Zé da Viela

.. seguir perfil

. 5 seguidores

..Visitas à Viela

count website hit
Date.com Dating Site

online

Amália...sempre!

..Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


..Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

..Vielas recentes

.. VOLTASTE, AINDA BEM QUE V...

.. VOLTA, ANA ESTÁS PERDOADA...

.. VII GALA AMÁLIA RODRIGUES

.. SEMPRE O NOSSO FADO

.. TUDO ISTO É FADO

.. ATÉ QUALQUER DIA, AMIGO

.. MARIZA CONFESSA-SE

.. ADEGA MACHADO

.. PARABÉNS JOSÉ MANUEL OSÓR...

.. AMÁLIA RODRIGUES

..links

..tags

.. todas as tags

..tags

.. todas as tags

..links

..pesquisar

 
SAPO Blogs

..subscrever feeds