Segunda-feira, 16 de Junho de 2008

FILME AMÁLIA

Terá sido POR VONTADE DE DEUS, que, quase um ano decorrido, sobre a estreia do filme "FADOS", está em rodagem o filme  " Amália", sob a responsabilidade de um realizador português, Carlos Coelho da Silva, que, creio ter sido também o realizador de " O Crime do Padre Amaro, filme que tanto êxito obteve ?

Há cerca de um ano, não passava pela cabeça de alguns intervenientes do filme "Fados", que houvessem realizadores portugueses, interessados em realizar o filme, até com o argumento, que, alguns, nem sequer gostavam de fado, pelo que se entregou a tarefa a um realizador espanhol.  QUE ESTRANHA FORMA DE VIDA, a nossa, que no espaço de um ano, RASGA O PASSADO, e consegue dizer a um português,DÁ-ME O BRAÇO E ANDA DAÍ, realizar um filme sobre Amália, que é afinal um filme sobre o Fado, tem que ser forçosamente, porque Amália é o Fado.

SABE-SE LÁ, se não será este filme, que creio será totalmente rodado em Portugal, e não LONGE DAQUI, que virá trazer ao Fado, o lugar que merece, tanto a nível nacional, como internacional, assim como a dignidade que o filme de Saura,não soube transmitir, fazendo em vez de um filme, uma CALDEIRADA, com CARMENCITAS de vários países.

É evidente, que não vamos já dizer, que este filme, será melhor do que o de Saura, porque, teremos que os confrontar, mas esperamos, que, este CHEIRE A LISBOA, que nos mostre O FADO PORTUGUÊS, e, entre outras, também a CANTIGA DA BOA GENTE.  E, também esperamos, que, para satisfação de responsáveis do filme Fados, este seja legitimado em Portugal, antes de receber qualquer prémio ( não adulterado...), fora do nosso País.  Que os portugueses, e os amantes do Fado, possam dizer que TUDO ISTO É FADO, e que a nossa canção tão querida do nosso povo, possa dizer ao Mundo, cada vez mais conturbado, QUE NÃO É DESGRAÇA SER POBRE.

Como, também foi afirmado, por interveniente do filme Fados, que, para fazer um filme sobre o tema, era indispensável gostar de fado, esperamos, sinceramente, que, Carlos Coelho da Silva, se tenha documentado, tão bem, ou melhor, do que o Sr.Saura, e que a SENHORA DO LIVRAMENTO, proteja o seu talento, para que o seu filme possa transmitir AQUILO QUE A GENTE SENTE.

E, por fim, gostaríamos, que, realizador, produtor, músicos, artistas, consultores etc., do filme Amália, seja qual for a receptividade da critica, e, do público, não se escondam na RUA DO SILÊNCIO, e, "apareçam", mesmo que com algum CANSAÇO, a esclarecer a opinião pública.

E, se assim for, COM QUE VOZ, a "equipa" do filme Fados, poderá "aparecer", uma vez que, NEM ÀS PAREDES CONFESSARAM, o ABANDONO, que dedicaram às criticas que lhes fizeram ? Realizador espanhol, Amália mal tratada, Marceneiro em rap, casa de fados em Madrid, espanhóis, brasileiros e mexicanos misturados no fado, fado menor com versículo, como musica original, que levou ao Goya !!! E, só um, o principal interprete, honra lhe seja feita, tentou com desculpas "esfarrapadas", dar a cara, porque, nem sequer, valeu a pena, AO POETA PERGUNTAR.

Caros amigos. e, amantes de fado, espero sinceramente, que possamos sair da estreia do "Amália", a cantar o QUE DEUS ME PERDÕE, com a ROSA BRANCA AO PEITO.

 

Saudações fadistas

 

Zé da Viela

 


publicado por Zé da Viela às 23:55
link do post | favorito
De pedro gouveia a 11 de Dezembro de 2008 às 22:05
AMÁLIA, grande senhora , enorme fadista , ser humano excepcional. não importa o argumento ,não importa o que dizem . meus caros conterrânios acho que o que importa realmente é recordar AMÁLIA , E tantos outros fadistas ja desaparecidos.

viva o FADO !

pedro gouveia
alverca


Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


..Pintura a óleo de José Malhoa " O Fado "


.. Sou o Zé da Viela

.. seguir perfil

. 5 seguidores

..Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


..Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

..Vielas recentes

.. VOLTASTE, AINDA BEM QUE V...

.. VOLTA, ANA ESTÁS PERDOADA...

.. VII GALA AMÁLIA RODRIGUES

.. SEMPRE O NOSSO FADO

.. TUDO ISTO É FADO

.. ATÉ QUALQUER DIA, AMIGO

.. MARIZA CONFESSA-SE

.. ADEGA MACHADO

.. PARABÉNS JOSÉ MANUEL OSÓR...

.. AMÁLIA RODRIGUES

..links

..tags

.. todas as tags

..tags

.. todas as tags

..links

..pesquisar

 
SAPO Blogs

..subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub