Quarta-feira, 16 de Julho de 2008

TUDO ISTO É FADO...

Que o Fado parece estar de boa saúde, ninguém terá duvidas, porque os acontecimentos sucedem-se, embora se centralizem à volta de meia dúzia de interpretes, quando, há alguns, tão bons ou melhores, que os que estão na "berra", que continuam no esquecimento dos empresários... mas não daqueles que gostam e apreciam o Fado.

Começo, assim, por saudar a presença desse Grande Artista que é o Rodrigo, que vai estar presente no programa " Um Porto de Fado", a realizar brevemente na Casa da Música, no Porto, que contará com a presença de Maria da Fé, também ela, um nome consagrado, e com mais dois nomes, muito apreciados da "nova geração", como são Joana Amendoeira e Ricardo Ribeiro.

A saudação especial a Rodrigo, reside no facto de estar a ser tão esquecido pelos empresários, quando afinal se trata de uma presença muito apreciada pelo publico. Ele teria estado tão bem no Castelo de S. Jorge !  E as editoras ? É que o Rodrigo é fadista de "corpo inteiro", porque para além de um interprete consagrado, e que dá gosto ouvir, é um homem que sabe muito de Fado, e o Fado não pode desperdiçar artistas como ele. Que se passa então? Será que dizer as verdades dá direito ao castigo de ser esquecido ? Se assim é, não é justo !

E, voltando aos acontecimentos que se sucedem, vejamos, que, depois do polémico ( e mau como propaganda do Fado ),filme Fados, de Carlos Saura, está já a ser rodado, um filme sobre a Grande Amália Rodrigues, que, ao que creio, está a suscitar algumas duvidas, no seio da família da Grande Artista. Vamos aguardar, na esperança, de que retrate fielmente o que foi a vida da Grande Senhora do Fado, e que seja um bom e valioso contributo, para o bom nome e propaganda do nosso Fado, por todo o Mundo.

Ainda na sequência dos acontecimentos, que se vão sucedendo, repare-se, na competição que parece existir, entre os nomes mais sonantes, porque a seguir ao lançamento do ultimo CD de Ana Moura, ( Para  além da saudade ), apareceu, algum tempo depois, o Camané, também a "lançar" o seu CD, (Sempre de Mim), e, pouco tempo depois, aparece a Mariza com o seu "Terra". Cheira-me a disputa do mercado, embora me pareça, que apesar do mercado ser pequeno, os três artistas estarão satisfeitos, com a receptividade do publico.

Estes três artistas, já têm o seu mercado, mas a seguir a eles, aparece também o CD, de alguém com muito valor, com esforço e sacrifício dignos de louvar, como é a Aldina Duarte, a quem me parece, que o "estágio" no Senhor Vinho, tem trazido largos benefícios, porque, em minha opinião, está a cantar cada vez melhor. E, como está a "tirar" o curso numa Universidade do Fado, que já nos deu, Camané, Mariza e Ana Moura, pode ser que lhe "toque" agora a ela ganhar a pequena fatia que ela pretende, e que merece inteiramente, pela sua perseverança, e, pelo seu amor ao Fado. Boa sorte, Aldina.

 

Saudações fadistas

Zé da Viela

 


publicado por Zé da Viela às 16:54
link do post | comentar | favorito
|
Choram guitarras....

..Pintura a óleo de José Malhoa " O Fado "

..Visitas à Viela

count website hit
Date.com Dating Site

online

Amália...sempre!

..Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


..Vielas recentes

.. VOLTASTE, AINDA BEM QUE V...

.. VOLTA, ANA ESTÁS PERDOADA...

.. VII GALA AMÁLIA RODRIGUES

.. SEMPRE O NOSSO FADO

.. TUDO ISTO É FADO

.. ATÉ QUALQUER DIA, AMIGO

.. MARIZA CONFESSA-SE

.. ADEGA MACHADO

.. PARABÉNS JOSÉ MANUEL OSÓR...

.. AMÁLIA RODRIGUES

..Vielas do Passado

.. Abril 2013

.. Fevereiro 2013

.. Dezembro 2012

.. Novembro 2012

.. Outubro 2012

.. Agosto 2012

.. Julho 2012

.. Março 2010

.. Outubro 2009

.. Julho 2009

.. Junho 2009

.. Maio 2009

.. Março 2009

.. Dezembro 2008

.. Novembro 2008

.. Outubro 2008

.. Agosto 2008

.. Julho 2008

.. Junho 2008

.. Maio 2008

.. Abril 2008

.. Março 2008

.. Fevereiro 2008

..links

..tags

.. todas as tags

..pesquisar

 
blogs SAPO

..subscrever feeds