Segunda-feira, 4 de Agosto de 2008

MARIZA PROMETEU...

 

Li uma entrevista da Mariza, a um jornal diário de Lisboa, que segui com atenção, e com muita curiosidade, porque, se trata de uma artista que muito admiro,(sobretudo a sua extraordinária voz),e, quando assim é, gostamos sempre de saber o que eles pensam.

Por ser um admirador da Mariza, conhecia já alguns aspectos, referidos na entrevista, como a sua relação com Alfredo Duarte Junior, que a levou a cantar na Adega Machado, ainda muito jovem,assim como, a influência que José Luis Gordo, teve no inicio da sua carreira, quando a convidou para actuar na sua casa de fados.

Creio ser extremamente agradavel, e até gratificante, para o público que gosta de a ver e ouvir, ficar a conhecer um pouco do seu pensamento, e das suas preocupações, dando-nos a conhecer uma Mariza, preocupada e informada, com o que se passa no Mundo, o que me leva a pensar, que a Mariza "cresceu" como artista, mas também, como mulher e cidadã. Ela confessa os seus hábitos de leitura, de livros e jornais, e aborda a situação politica, admitindo, nunca se ter filiado em nenhum partido,( como eu a compreendo...), seguindo, mais as pessoas, do que as ideologias, admira Mandela, que, tal como eu, gostaria de conhecer pessoalmente, porque Mandela é sem duvida, um exemplo para o Mundo, e, como natural de África, emite também a sua opinião, sobre o martirizado continente africano.

Como admirador que sou da Mariza, (repito,sobretudo da sua extraordinária voz ),  é agradável, sentir-me identificado, com o seu pensamento e as suas preocupações, que me levam a pensar, que a "amarga" aventura da sua existência,( África, Mouraria, Brasil ), muito deve ter contribuido, para que ela reflicta, sobre as realidades da vida.

Mas, que dizer então da Mariza fadista,( é ou não é ? ), que julgo não ser ingenua, e que não se deixe portanto "enredar" nas nevoas dos louvores, dos que lhe são mais chegados, para que possa ter noção exacta do seu estatuto, não se deixando, assim, "embriagar", pelo êxito, fazendo jus à dimensão que já atingiu, com o seu talento, a sua graça e a sua simplicidade? É que me parece que a Mariza, sendo o retrato de uma mulher consciente e séria, deveria, longe das vozes que a louvam, em silêncio e solidão, enfrentar a sua carreira, talvez com mais admiração, e até "respeito", pelos chamados puristas do Fado, a quem ela se refere em quase todas as entrevistas,( nem sempre da forma mais simpática ), não desconhecendo, que existe um pequeno conflito, entre o Fado dela e o Fado que os puristas, querem, apreciam e ambicionam, de uma artista, a quem reconhecem dotes vocais excepcionais. E, ela, que não nasceu da vaidade, reconhece que existe esse conflito, porque promete fazer um novo disco com fado tradicional, afirmando na entrevista, que o intuito será o de mostrar às pessoas, que não está tão longe do Fado como elas pensam, e, para lhes mostrar, que foi com o Fado tradicional, que ela começou. É PRECISAMENTE ISSO, QUE EU E MUITOS AMANTES DO FADO QUEREMOS, MARIZA !   Por onde tem andado, aquele Fado que o Zé Luis Gordo ouviu, e que o levou a convidá-la para casa dele ?  E, o Fado que começou a ouvir ainda muito jovem, pela voz do Fernando Mauricio ? E, o Fado da Beatriz da Conceição, da Maria da Fé e da Maria Amélia Proença, por exemplo ?

Ficamos, eu, e muita gente, à espera desse disco, com a consciência, que o Fado, terá que ter a sua evolução natural, mas sem o lançar na confusão, em que o lançou Carlos Saura .

E, quando esse disco estiver à disposição do público, num palco enfeitado, com as mais bonitas flores, e, em todos os locais de Fado, os fadistas vão saudar o seu Fado ( o nosso Fado ), com entusiasmo, admiração e alegria, e a Mariza saberá estar como Grande Artista, e sentir-se-á reconhecida, e, com as "pazes" feitas com os puristas, de mãos lavadas, sem luvas brancas ou pretas,porque os que gostam de si e do Fado, não merecem a tal estalada... e, não temos qualquer duvida, que a Mariza sabe, e que é capaz de nos cantar o que nós queremos ouvir.

E, então celebraremos, se, para tal a Mariza nos convidar,com as ISCAS Á MARIZA, COM BOM VINHO, E COM UMA GRANDE NOITE DE FADO.

 

PROMETIDO MARIZA ?

 

Aceite os meus respeitosos cumprimentos,

 

Zé da Viela

 

 

 


publicado por Zé da Viela às 00:08
link do post | comentar | favorito
|
4 comentários:
De Café Creme a 20 de Agosto de 2008 às 10:26
Obrigado Zé da Viela pelo seu amável convite para conhecer seu blog que estou a visitar com óbvio interesse e curiosidade! Nasci e fui criado em ambiente de fado e num dos mais belos bairros tipico da nossa amada Lisboa, todavia nunca fui um estudioso do verdadeiro fenómeno musical que é o nosso fado. Daí a confusão que me continua a fazer a polémica que desde há muitos anos existe entre os "entendidos" acerca do fado dito purista ou tradicional e o "outro". Se discutem é porque quem opina sente estar com a razão e sinto que todos acabam ganhando porque no final cada um fica com a sua! Como não tenho conhecimentos suficientes para entrar na polémica permito-me opinar como alguem que gosta de musica, ama ouvir bom fado seja qual for a corrente em que insere e só pode dizer se gostou ou não!, se compraou não o cd ! Como conclusão vou deixar um pergunta para você meu amigo e acredite que sem segunda intenção! Só mesmo para me informar dado se tratar dum dos interpretes da minha eleição! Em que corrente do fado colocaria o grande Tony de Matos?
Um forte e apertado abraço deste seu amigo
Café Creme


De Zé da Viela a 22 de Agosto de 2008 às 00:24
Caro Café Creme
Os meus agradecimentos pela mensagem que deixou no meu blog. O meu amigo é um exemplo, pois diz aquilo que muita gente não é capaz de fazer, que é dizer que gosta de fado, mas não é um "entendido" e um "estudioso" do Fado. Gosta de Fado, razão pela qual o felicito. No que se refere ao Tony de Matos deve lembrar-se que era conhecido pelo cantor da voz romantica, era mais cançonetista e cantou também fado, embora mais fado musicado ( que é o fado que se cantava nas revistas do Parque Mayer ). O Tony será sempre recordado como um grande cançonetista, mas não como um grande fadista.
Volte sempre, caro amigo
Um abraço
Zé da Viela


De Café Creme a 20 de Agosto de 2008 às 10:39
Zé da Viela! No comentário anterior esqueci-me de dar a minha opinião acerca de Mariza! Claro que ela sabe, pode e gosta de interpretar o fado tradicional? Acerca da sua voz penso como você, sobre a pessoal realmente não sei! Remato com uma pergunta! Será que se ela se limitasse a interpretar o fado purista teria a carreira e 0 reconhecimento global que tem? Penso que não! Então com o pragmatismo que se impõe fiquemos felizes por ela ser um dos ícones da nossa cultura e autoestima! Outro abraço!
Café Creme


De Zé da Viela a 22 de Agosto de 2008 às 00:33
Caro Café Creme

Como o meu amigo, já confessou que não é um "entendido" em questões de Fado, esta resposta teria que ser muito longa, o que não é possivel. Para resumir dir-lhe-ei apenas que a Mariza não se devia valer do Fado, para se apresentar como fadista e depois não cantar fado, aliás como ela própria confessa que um dia há-de gravar um disco, de fado tradicional, para mostrar que o sabe cantar. Se foi com o fado tradicional que ela se começou a mostrar ao publico, porque não o canta agora ? Estou de acordo consigo quanto ao êxito que teria se apenas cantasse fado, mas então ela que cante o que quiser e não fale de fado.
Cumprimentos
Zé da Viela


Deixa aqui o teu comentário

Choram guitarras....

..Pintura a óleo de José Malhoa " O Fado "


.. Sou o Zé da Viela

.. seguir perfil

. 5 seguidores

..Visitas à Viela

count website hit
Date.com Dating Site

online

Amália...sempre!

..Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


..Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

..Vielas recentes

.. VOLTASTE, AINDA BEM QUE V...

.. VOLTA, ANA ESTÁS PERDOADA...

.. VII GALA AMÁLIA RODRIGUES

.. SEMPRE O NOSSO FADO

.. TUDO ISTO É FADO

.. ATÉ QUALQUER DIA, AMIGO

.. MARIZA CONFESSA-SE

.. ADEGA MACHADO

.. PARABÉNS JOSÉ MANUEL OSÓR...

.. AMÁLIA RODRIGUES

..links

..tags

.. todas as tags

..tags

.. todas as tags

..links

..pesquisar

 
SAPO Blogs

..subscrever feeds