Sexta-feira, 3 de Outubro de 2008

INAUGURAÇÃO DO MUSEU DO FADO

 

A inauguração do renovado Museu do Fado, a que tive oportunidade de assistir, deu lugar, na minha opinião, a uma grande festa de confraternização, sobretudo, entre fadistas. Finalmente, vi, numa festa de Fado, muitos fadistas. Ainda bem, porque a festa era sobretudo deles e para eles.

 

A inauguração presidida pelo Dr.António Costa, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, deixa de parabéns toda a comunidade fadista, assim como, a sua Directora, Drª Sara Pereira.

 

O Museu foi renovado, tendo sido "sacrificada" a "casa de fados", que, para pouco servia, oferecendo agora motivos suficientes, para que os curiosos e os amantes do Fado, o visitem com mais assiduidade, porque, expõe na realidade, motivos de grande interesse.

 

Após a cerimónia inaugural, teve lugar ao ar livre uma pequena sessão de fados, com a actuação de Ricardo Ribeiro e Carminho,  à qual assisti com satisfação, apesar de não ter apreciado tanto a minha amiga Carminho, como faço habitualmente, uma vez que, já assisti a actuações dela, muito mais conseguidas do que a de ontem. Os artistas, também têm os seus dias...e, talvez os grandes nomes que se sentavam na primeira fila, tenham influenciado o sistema nervoso da jovem Carminho, ela, que tenho a certeza,virá a ser também um grande nome, e, uma referência do Fado.

Ricardo Ribeiro, é já um nome consagrado, e, não sabe estar mal, ou menos bem, porque está sempre bem.

 

No fado, como em tudo na vida, há sempre discordâncias, que, no entanto, se não tiverem apenas o intuito de destruir, até podem ser úteis e saudáveis, porque podem dar a oportunidade, de rectificar erros, ou omissões cometidas. Comentava-se ontem, em pequenos grupos, o facto de alguns fadistas não figurarem nas fotos do novo Museu, como a Ada de Castro e o Alfredo Duarte Júnior, comentários, que, quanto a mim, se justificavam, porque são nomes que estão na história do Fado, e, penso, que será relevante lembrar, que Alfredo Duarte Júnior, tinha actuado na inauguração do Museu do Fado, creio, que, há dez anos, ou seja, em 1998. E, esqueceram-se dele !  Mas, quero acreditar, que não terá havido má vontade, antes, a omissão se possa dever à azafama da inauguração, e, aos lapsos que todos cometemos. Estou certo que o Museu do Fado não deixará de assumir o seu lapso, e, rapidamente associará a Ada e o Alfredo Duarte Júnior, à homenagem que prestou aos fadistas. Creio que neste caso, não terá havido, má vontade, nem "perseguição", antes esquecimentos involuntários, que serão fáceis de solucionar, porque penso que associando, mais quatro ou cinco nomes, as criticas não terão razão de existir, isto, porque neste caso, não poderá haver a desculpa habitual, que consiste em dizer que não podemos "meter" todos...

 

Homenageia-se o Alfredo Duarte e a Ada, mais a Florinda Maria e o Carlos Zel, e mais dois ou três nomes, e as criticas não terão razão de existir.

 

Parabéns ao Museu do Fado, e à sua Directora, Drª Sara Pereira.

 

Zé da Viela

 

 

 


publicado por Zé da Viela às 18:03
link do post | comentar | favorito

..Pintura a óleo de José Malhoa " O Fado "


.. Sou o Zé da Viela

.. seguir perfil

. 5 seguidores

..Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


..Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

..Vielas recentes

.. VOLTASTE, AINDA BEM QUE V...

.. VOLTA, ANA ESTÁS PERDOADA...

.. VII GALA AMÁLIA RODRIGUES

.. SEMPRE O NOSSO FADO

.. TUDO ISTO É FADO

.. ATÉ QUALQUER DIA, AMIGO

.. MARIZA CONFESSA-SE

.. ADEGA MACHADO

.. PARABÉNS JOSÉ MANUEL OSÓR...

.. AMÁLIA RODRIGUES

..links

..tags

.. todas as tags

..tags

.. todas as tags

..links

..pesquisar

 
SAPO Blogs

..subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub