Segunda-feira, 15 de Junho de 2009

FADO NO CASTELO S.JORGE

 

 

 

Tenho assistido a bons espectáculos, que no mês de Junho se realizam no Castelo S.Jorge, mas tenho que confessar, que não gostei do ultimo a que assisti, que teve a participação da artista espanhola, Maria Berasarte.

No que se refere aos artistas portugueses, nada de novo a registar, uma vez que, tanto os fadistas, como os músicos,são sobejamente conhecidos, distinguindo-se no entanto a guitarra de Mário Pacheco. Quanto aos fadistas, não nos deram nada que não conhecessemos, embora me pareça que Rodrigo Costa Félix,pudesse ter sido um pouco mais fadista... porque ele até canta bem o fado.

Quanto à artista espanhola, queremos acreditar, que o convite de Carlos do Carmo para cantar na festa dos seus 45 anos de carreira, a tenha "baralhado", porque não me parece, que possa conquistar mercado, quer em Portugal, quer em Espanha, e, nesta indefinição, talvez fique uma boa voz pelo caminho...porque penso que o que ela canta, não nos agrada nem a nós, nem aos espanhóis. O CD já está à venda, e não acredito que tenha sucesso.

O facto de agradar a Carlos do Carmo, que até a convidou para vir à festa dos seus 45 anos de carreira, não é sinónimo de sucesso, até porque a evolução que Carlos do Carmo apregoa para o fado, não "quadra" bem, com o que, o público, que sabe e gosta de fado, pretende.

Se nós, portugueses, (e não só os puristas ),já não vemos com bons olhos, o fado metido na Sinfonieta, ou ao contrário, a Sinfonieta metida no fado, quero crer, que, muito menos aceitaremos, o nosso fado,ser acompanhado com acordeão, percussão e guitarra espanhola... E a "pobre" da espanhola Maria Berasarte, meteu-se nesta "embrulhada", ( ou meteram-na...), que não vai agradar, nem a nós nem aos espanhóis,porque caros amigos, cantar fado sem a emoção e o sentimento que a liingua portuguesa permite, não sabe a nada... é que não tem qualquer sabor...e ainda por cima com acordeão...

Um pormenor que não será de desprezar, é a presença em palco da artista espanhola, cujos movimentos do corpo, e sobretudo dos braços e mãos,"cheiram" mais a flamenco, do que a fado... enfim, na minha modesta opinião, de fado, não há nada.

Não haverá uma só pessoa, que diga à espanhola que a estão a "enganar", e que a opinião de Carlos do Carmo. é apenas uma opinião,com a agravante de ter pouco peso no meio fadista ? Quem puder que lhe faça esse favor !

Quero, acreditar que o CD tenha sido edição da autora,porque, com tanta dificuldade que há, para gravar em Portugal,não penso que alguma editora se tenha metido nesta aventura... cantar fado em Portugal, em idioma espanhol, com acordeão e percussão ?

E a provar o que digo, nós portugueses, sabemos de fado e sentimo-lo, a pouca afluência de público ao Castelo,com uma plateia com alguns lugares vazios, e sendo grande parte dos espectadores, estrangeiros, certamente levados pelas agências de viagem, com o argumento da linda vista sobre Lisboa que o Castelo proporciona.

Não foi boa propaganda para o Fado.

Haja bom senso

Saudações fadistas

Zé da Viela


publicado por Zé da Viela às 15:17
link do post | favorito
De alongamento a 14 de Setembro de 2009 às 13:23
Estive no castelo de São Jorge de férias enste verão e fiquei fascinada, tem tudo a ver com o fado, muy português!


Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


..Pintura a óleo de José Malhoa " O Fado "


.. Sou o Zé da Viela

.. seguir perfil

. 5 seguidores

..Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


..Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

..Vielas recentes

.. VOLTASTE, AINDA BEM QUE V...

.. VOLTA, ANA ESTÁS PERDOADA...

.. VII GALA AMÁLIA RODRIGUES

.. SEMPRE O NOSSO FADO

.. TUDO ISTO É FADO

.. ATÉ QUALQUER DIA, AMIGO

.. MARIZA CONFESSA-SE

.. ADEGA MACHADO

.. PARABÉNS JOSÉ MANUEL OSÓR...

.. AMÁLIA RODRIGUES

..links

..tags

.. todas as tags

..tags

.. todas as tags

..links

..pesquisar

 
SAPO Blogs

..subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub