Sexta-feira, 21 de Novembro de 2008

TERTULIA DE FADO

Quero começar por dizer, que, não tenho nada contra Carlos do Carmo, embora também deva dizer, que gosto muito mais de o ouvir cantar, do que de o ouvir falar.

Isto vem a propósito do DVD, que acompanha o DVD do filme Fados, com uma tertulia de fado, realizada numa conhecida casa de fados, pertença do conhecido e simpático guitarrista, que é Pedro de Castro.

Não posso também deixar de referir, que como amante e apreciador de fado, julgo ter o direito de exprimir a minha opinião, desde que, como aliás, imponho a mim mesmo, não entre no campo da ofensa pessoal. Para isso, acompanho e frequento o fado, quase diariamente, e sai-me do bolso o gostar muito de fado, não só com a frequência dos meios fadistas e presenças em espectáculos, como também, com a aquisição de CD e DVD.

É evidente, que as despretenciosas análises que venho fazendo neste blog, não agradarão a toda a gente, uns concordarão e outros não, como é normal, mas, creio que em muitos aspectos, não andarão longe de merecer uma larga concordância.

A tertulia, é agradavel de seguir, com boas interpretações, todas elas, quer de Mariza, Carminho, Carlos do Carmo e Ricardo Ribeiro, bem acompanhadas por Pedro de Castro e Diogo Clemente, pelo que, no aspecto artistico, nada haverá a criticar.

Mas, chegamos ao Goya...e, aqui é que já não posso concordar com o que se diz no DVD, e, embora, seja um assunto já muito "batido",Carlos do Carmo, com a sua vaidade, perfeitamente evidenciada no DVD, em que se sente muito bem, no meio de gente mais jovem, que acha "piada" a tudo o que o "Mestre" diz, continua, a não querer dar o braço a torcer, e continua, a meter os pés pelas mãos, dizendo esperar, com o que disse,ter esclarecido o assunto, o que, quanto a mim, não aconteceu, antes o deixou ainda mais baralhado...

Eu creio não dizer nada de novo às pessoas que estiveram na tertulia, que o facto de se gostar e de se apreciar uma pessoa, seja pelos seus dotes artisticos, seja pelos seus dotes culturais, ( e para mim Carlos do Carmo é um artista consagrado e um homem informado e com alguma cultura), não torna obrigatório, estar sempre de acordo com ele, pode-se, e deve-se, discordar, se houver motivo para tal, defendendo ideias próprias. E, neste aspecto, registo uma excepção, na pessoa do Ricardo Ribeiro, que, sobre o fado menor e fado menor com versiculo, "tentou" discordar da opinião do "Mestre", de maneira velada e elegante,creio eu, dizendo-lhe nas entrelinhas que não estava de acordo com ele. Ricardo Ribeiro, mostrou mais uma vez, que além de grande interprete, e de grande conhecedor de fado, é também um grande senhor, numa idade ainda jovem. E, julgo perceber, porque não foi mais longe...estava numa tertulia que estava a ser gravada..., e não quiz ser deselegante.

Mas, voltemos ao Goya. Diz-se, porque não pedimos ao Saura que faça com o Fado o mesmo que fez com o Flamenco ? Mas no filme Flamenco, não aparecem, nem brasileiros, nem mexicanos,nem raps, nem oriundos da Guiné Espanhola etc. Então porque se compara o filme Fados com o filme Flamenco ?

Diz-se também, que Saura é que decidiu tudo no filme, e que ninguém pense que a presença de Lucilia do Carmo no filme se deveu ao facto de ser mãe de Carlos do Carmo!!! Esta é de bradar aos céus !!! É que, nem as pessoas que estavam na tertulia acreditam nisto, embora, não queiram, porque são muito jovens, faltar ao respeito ao "Mestre", um senhor, já de certa idade... E, se Carlos Saura, com os seus grandes conhecimentos de fado não se tivesse lembrado da D. Lucilia do Carmo, e se tivesse lembrado da D. Herminia Silva ?

Como é possivel, que Carlos do Carmo sendo um homem de cultura e informado, apareça com estas "tiradas" ? Na tertulia, ele podia dizer o que quizesse, que ninguém o iria contrariar, isso ele já sabia, mas ele tem que pensar que o DVD vai ser visto por muita gente que não tem a mesma "subserviência" das pessoas que estavam com ele na tertulia. Carlos do Carmo, não pode, e com a sua formação, não deve, ser tão egocentrista, pensando que ele fala, e o País acredita...  São estas suas reacções, que, fazem depois, que ele mesmo considere que há muita gente que não gosta dele, embora Mariza, diga logo de seguida, em apoio e conforto, que tal acontece, só por causa do seu charme !!!

Não deixa de ser curioso que Mariza afirme, que gosta de estar no filme, porque Saura não a obrigou a cantar fado tradicional, e que tem uma forma de estar e de ver o fado, que é muito própria... Mas isso já nós sabemos, portanto, como artista, não estranhe que quem gosta de fado a critique !

Por fim, e no que se refere ao fado menor e fado menor com versiculo. Carlos do Carmo, rotula alguns de talibans, os que pretendiam ganhar algum dinheiro,( nos quais não me incluo, porque não sou parte interessada), e, PASME-SE, de analfabetos  todos os que falam e escrevem sobre o assunto. Quer dizer, quem não estiver de acordo com Carlos do Carmo, e é muita gente, incluindo grandes nomes do fado, interpretes e musicos, é analfabeto !

Estou certo que o próprio Carlos do Carmo quando reflectir sobre esta afirmação, se arrependerá de a ter feito, porque classificar uns de talibans e outros de analfabetos e depois fazer afirmações deste tipo só porque as pessoas não partilham das suas opiniões...enfim...

Quase patética foi a tentativa, (mais uma) de dizer que a musica do fado premiado, é uma musica original, porque sendo o fado menor de autor desconhecido, quem o canta dá-lhe uma interpretação pessoal, o que faz com que o estilo pessoal que cada  um lhe imprime, o torne como musica original... Esta não lembra ao diabo...

Portanto quando ele canta o fado menor à sua maneira, já é uma musica original...

A "trapalhada" é grande e em vez de esclarecer, complica ainda mais.

Teria sido interessante a discussão sobre a originalidade da musica do Fado da Saudade, se Ricardo Ribeiro tivesse levado o seu raciocinio até ao fim... mas ficou a meio com a histório da candidata a cantadeira que se apresentou ao violista Zé Inácio, assim como quando falou  de estilo...

Por fim, só por uma questão de curiosidade, porque não houve lugar para Ana Sofia Varela na mesa da tertulia ?

Enfim

Saudações fadistas

Zé da Viela


publicado por Zé da Viela às 22:29
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De António Duarte a 5 de Dezembro de 2008 às 17:52
Concordo em absoluto quando você escreve que gosta muito mais de ouvir o Carlos do Carmo cantando do que falando. Vivo no Brasil mas gosto de fado há muito tempo e estava curioso com relação ao que os portugueses pensam das novas divas do fado. Isto porque li há pouco uma matéria sobre isso, que partilho com você:
http://cotonete.clix.pt/quiosque/especiais/divas/index.asp


De Anónimo a 7 de Dezembro de 2008 às 01:39
Agradeço ao Sr. António Duarte o comentário que deixou neste blogue e felicito-o porque mesmo estando tão longe da nossa terra continua a acompanhar o nosso Fado.
Quanto ao que os portugueses pensam das novas divas do fado,( há divas depois de Amália ? ), é dificil responder-lhe, porque as pessoas têm direito a terem as suas preferências, pelo que, como é normal as opiniões são diversas. No entanto, aconselho-o a ouvir os discos ( CDs) da Ana Moura, e depois se quiser, dê-me a sua opinião.
Fico na expectativa das suas noticias, agradecendo-lhe uma vez mais, o comentário que aqui deixou.
Saudações fadistas
Zé da Viela


Deixa aqui o teu comentário

..Pintura a óleo de José Malhoa " O Fado "


.. Sou o Zé da Viela

.. seguir perfil

. 5 seguidores

..Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


..Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

..Vielas recentes

.. VOLTASTE, AINDA BEM QUE V...

.. VOLTA, ANA ESTÁS PERDOADA...

.. VII GALA AMÁLIA RODRIGUES

.. SEMPRE O NOSSO FADO

.. TUDO ISTO É FADO

.. ATÉ QUALQUER DIA, AMIGO

.. MARIZA CONFESSA-SE

.. ADEGA MACHADO

.. PARABÉNS JOSÉ MANUEL OSÓR...

.. AMÁLIA RODRIGUES

..links

..tags

.. todas as tags

..tags

.. todas as tags

..links

..pesquisar

 
SAPO Blogs

..subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub