Terça-feira, 30 de Dezembro de 2008

ESTREIA DO FILME AMÁLIA

Todos gostamos de ter razão, no que afirmamos, e todos gostamos de verificar que as previsões e análises que fazemos, se concretizaram, o que, nem sempre acontece, pelo que, quando não acertamos, haverá que reconhecê-lo, e dar a mão à palmatória, como se costuma dizer.  O que se escreve, exprimindo uma opinião, representa apenas a óptica de apreciação de quem escreve, o que leva de certeza, a que nem toda a gente esteja de acordo, podendo provocar uma "discussão", ou uma troca de ideias, no sentido de se chegar a uma conclusão, o que também, infelizmente, nem sempre acontece, o que se constata até por este blog, onde apesar de saber, que nem todos os que o visitam estão de acordo com o que aqui se escreve, também não provocam a "discussão" saudável, que seria desejável.

Vem, isto a propósito, de um comentário aqui publicado em 29 de Abril, com o titulo Prémio Goya - Ponto Final, onde escrevia, que a novela do Goya, poderia, acabar com a oferta da estatueta ao Museu do Fado, o que veio na realidade a acontecer, pelo que,é agradável a sensação de termos acertado no vaticinio que fizémos. Acertámos !

No entanto, também, num comentário aqui publicado em 16 de Junho com o titulo Filme Amália, desejámos sair da estreia do filme a cantar o "Que Deus me Perdõe" e a "Rosa Branca ao Peito", e infelizmente, na nossa modesta opinião, apenas podemos trautear o "Que Deus me Perdõe", porque, não se conseguiu fazer um bom filme, com a história bonita da vida de Amália. Falhámos !

Do mesmo modo, que em relação ao filme "Fados", de Carlos Saura, não abordámos, por falta de conhecimentos, a técnica cinematográfica, o mesmo acontece, em relação ao filme "Amália", pelo que, apenas, nos referiremos à história em si, ou seja ao argumento do filme.

Parece-nos, que o filme destaca em excesso, os aspectos menos bons da vida da Grande Senhora, ( não digo que a maior parte não sejam veridicos), como por exemplo, o funeral da sua irmã,( porquê e para quê,  o "carregar" daquela cena? ), a sua tendência para o suicidio, os seus amores com Eduardo Ricciardi e  Ricardo Espirito Santo,  e o" falhanço " aos 18 anos, numa festa privada em Paris, onde Amália não conseguiu cantar, ( este ultimo aspecto o que nos deixa duvidas, uma vez que apenas conheciamos a ideia de que teria saido pela primeira vez de Portugal, em 1943, para Madrid, a convite do Embaixador de Portugal ), ficando, em nossa opinião, em plano secundário, ou menos destacados, os grandes e inolvidáveis momentos da grandiosa carreira de Amália, considerada, a par de Edith Piaff e Maria Callas, uma das três grandes vozes femininas do século XX.

Fazer um filme sobre Amália, a sua vida, e a sua carreira, exige um grande trabalho de pesquisa, e, exigia que se consultassem, familiares, amigos e artistas, sobretudo músicos, que com ela conviveram, no sentido de se respeitarem cronologias, e confirmar-se a verdade dos acontecimentos que o filme retrata, o que nos parece que não tenha sido conseguido, uma vez que a própria familia de Amália, não terá concordado com o argumento, levando até o assunto aos tribunais.

Quer dizer, em vez de se aproveitar o facto de a sua irmã  D. Celeste Rodrigues, estar ainda entre nós, ( e esperemos que esteja por muitos e longos anos ), que com ela tanto conviveu, e que é longamente retratada no filme, não só, para "fornecer" elementos importantes, como para confirmar os que são conhecidos, através do muito que se tem escrito sobre Amália, entra-se em "guerra" , e, vamos para os tribunais...

E, porque é que a familia foi para o tribunal ? Não sei, e, gostava de saber, porque não acredito que tenha sido apenas, pela cena de tentativa de suicidio em Nova York, uma vez que essa terá sido verdadeira, tendo até sido abordada publicamente, ainda em vida da Grande Amália, que atribuiu às cassetes de Fred Astaire a desistência do seu intento.

O que ficou quanto a nós, em plano menos destacado ou em plano secundário, e que nos parece, que deveria ter sido objecto de mais atenção ?

    Onde está retratada a Grande Amália do teatro, onde se estreou, ao que creio em 1940, portanto, com 20 anos de idade, e onde criou grandes êxitos, como o Fado do Ciume ?  É que Amália, chegou a ter a sua própria Companhia, de opereta e revista, tendo obtido grande êxito no Brasil, onde também terá estreado o grande êxito que foi Ai Mouraria . E esquecemos que ela fez em teatro a protagonista de A Severa ?

      Onde está retratada a Grande Amália do Cinema, arte que foi importantissima na sua carreira, porque, poderemos admitir, que foi o Cinema que a projectou para o Mundo, que a deu a conhecer, e que fez depois nascer o desejo de a ver actuar ao vivo ? A Amália de "Capas Negras", o seu primeiro filme, onde cantou o sempre apreciado "Nao sei porque te foste embora" ? E a Amália de  " História de uma Cantadeira " ? E esquecemos que Amália recebeu em 1947 o Prémio de Melhor Actriz de Cinema ?

Este filme sobre Amália Rodrigues, é para os portugueses, para o Mundo, e muito para todos os seus admiradores. e amantes do Fado, pelo que é de esperar, que os estudiosos da vida e da carreira de Amália se interroguem, e tentem esclarecer aspectos que se possam apresentar duvidosos.

A que propósito, Francisco Cruz, seu primeiro marido, é apresentado como violista, quando tudo parece indicar que seria guitarrista ?

Não teria sido interessante, mostrar também que Amália terá sido, a primeira mulher a cantar de preto, portanto a trazer o preto para o Fado ?

Não me recordo de ver no filme a Amália que encantou o Mundo, e internacionalizou o Fado, a ser acompanhada pelos seus musicos, nos maiores palcos mundiais,vestidos de smoking e a tocarem de pé. E, felizmente, muitos dos seus musicos ainda estão entre nós. porque ainda há pouco tempo estiveram num espectáculo no Campo Pequeno, os que a acompanharam no Olympia de Paris.

Amália é o Fado, e como tal, tudo o que se fizer sobre ela terá que ser muito bem feito  com muito cuidado,e muito rigor,  porque ficará na história do Fado. Portanto, para mim, vão pensando noutro filme, porque este não retrata a Grande Senhora do Fado. E, ela merece ser bem retratada.

A terminar, resta-me acrescentar que a grandeza de Amália, a curiosidade que desperta, e a grande comunhão que sempre houve entre ela e o público, já levou a ver a sua história, algo mal contada, em pouco mais de um mês, 100.000 espectadores !

Ah, já me esquecia, vou perguntar à D. Celeste Rodrigues o que faz uma senhora deitada no fundo da cama de Amália. Qual o objectivo daquela cena ?

Caros amigos, se assim o entenderem, espero receber os vossos comentários.

Um Bom Ano Novo para todos

Saudações fadistas

Zé da Viela

      


publicado por Zé da Viela às 23:27
link do post | comentar | favorito
11 comentários:
De Quim a 14 de Janeiro de 2009 às 20:34
Realmente, parece que ultimamente as razões para se falar de Amália, como por exemplo o filme em exebição, não fazem justiça a essa Grande Artista.

Quim
http://musicaouvido.blogspot.com/


De Anónimo a 14 de Janeiro de 2009 às 23:52
Parece-me que o Sr. Quim, está de acordo com o meu comentário, ao realçar que não se tem feito justiça, à Grande Amália.
Agradeço o seu comentário.
Saudações fadistas
Zé da Viela


Deixa aqui o teu comentário

..Pintura a óleo de José Malhoa " O Fado "


.. Sou o Zé da Viela

.. seguir perfil

. 5 seguidores

..Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


..Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

..Vielas recentes

.. VOLTASTE, AINDA BEM QUE V...

.. VOLTA, ANA ESTÁS PERDOADA...

.. VII GALA AMÁLIA RODRIGUES

.. SEMPRE O NOSSO FADO

.. TUDO ISTO É FADO

.. ATÉ QUALQUER DIA, AMIGO

.. MARIZA CONFESSA-SE

.. ADEGA MACHADO

.. PARABÉNS JOSÉ MANUEL OSÓR...

.. AMÁLIA RODRIGUES

..links

..tags

.. todas as tags

..tags

.. todas as tags

..links

..pesquisar

 
SAPO Blogs

..subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub