Terça-feira, 9 de Março de 2010

PARABÉNS JOSÉ MANUEL OSÓRIO

 

Depois de muito se ter escrito sobre o filme Fados, de Carlos Saura, a propósito do Fado Menor em Versiculo, que, deram origem às mais variadas opiniões, foi, com alguma surpresa que se ouviu no Museu do Fado, o conhecido investigador e historiador do fado, José Manuel Osório, por ocasião do lançamento da colecção " OS FADOS DA ALVORADA", afirmar, que não considerava o filme como um bom filme, e dizer também, que o versiculo pertencia a Alfredo Marceneiro.

 

É evidente, que é apenas uma opinião, mas, de uma pessoa com alguma autoridade, conhecedora e respeitada nos meios fadistas, mas, não deixa de ser um "acto de coragem", fazer tais afirmações no Museu do Fado...

 

Seria interessante, e no interesse do "estudo" do Fado, que outras pessoas, como, fadistas, tocadores ( guitarras e violas ), historiadores e investigadores, manifestassem as suas opiniões, com absoluta imparcialidade, sem receio de ferirem susceptibilidades, porque o Fado muito teria a ganhar com o esclarecimento deste assunto.

 

Entretanto, parabéns à " coragem" de José Manuel Osório.

 

Saudações fadistas

 

Zé da Viela

 


publicado por Zé da Viela às 14:34
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De wholesale cheap ed hardy shirts a 12 de Agosto de 2010 às 02:44
Our store provides wholesale cheap ed hardy (http://www.gotoorder.com/) with high quality,we also discount wholesale cheap ed hardy shirts (www.gotoorder.com/ED_Hardy_Shirt-1091.html),wholesale cheap ed hardy bandbags (http://www.gotoorder.com/ED_Hardy_Handbags-78.html),wholesale cheap ed hardy jackets (http://www.gotoorder.com/ED_Hardy_Jacket-1088.html),wholesale cheap ed hardy bikini (http://www.gotoorder.com/ED_HARDY_Bikini-913.html),wholesale cheap ed hardy jeans (http://www.gotoorder.com/ED_Hardy_Jeans-1089.html),wholesale cheap ed hardy t-shirt (http://www.gotoorder.com/ED_Hardy_tshirt-1087.html),wholesale cheap ed hardy clothes (http://www.gotoorder.com/) for sale at http://www.gotoorder.com.

Don Hardy was a distinguished writer, painter, publisher as well as a tattoo maker known the world over until he was contacted by Christian Audigier wholesale cheap Ed hardy bandbags (http://www.gotoorder.com/) in the year 2004 to start on a new line of clothes. Known as the Ed hardy clothes (http://www.gotoorder.com/) line, Don Hardy had the talent in wholesale cheap Ed hardy jackets (http://www.gotoorder.com/) him to bring forth a variety of attire that not only displayed his great skills in making tattoos but also exhibited why he was selected for a task hat most others failed to execute. The Ed hardy clothing line is the result of Ed hardy’s hard work and includes just about everything from clothes for men as well as women besides shoes,wholesale Ed hardy bandbags (http://www.gotoorder.com/) and caps.
The colors that are normally used in wholesale cheap Ed hardy clothes (http://www.gotoorder.com/) are luxuriant and bright, wholesale cheap Ed hardy T-shirt (http://www.gotoorder.com/) the tees are the work of an artist and the swimwear is imprinted with a generous measure of tattoo designs while the sunglasses and caps come along with an onslaught of drawings which could wholesale cheap Ed hardy jackets (http://www.gotoorder.com/) put even the best of designers a run for their money. In other words, theEd hardy Clothes (http://www.gotoorder.com/) Line is a great piece of artistic work which definitely stands out from the rest of the crowd.


De refinfado a 17 de Outubro de 2011 às 18:46
Um selo com Carlos do Carmo?
Ninguém que, por direito, é do mundo do Fado consegue entender as razões lamacentas deste compadrio, deste ardil, deste movimento podre e asqueroso que apoiando a mentira, o pretensiosismo e o umbiguismo do Sr. Carlos do Carmo, pretende ao contrário da vontade popular e do saber fadista, fazer à força, deste indivíduo um “SELO” ou um fadista!

Isto, será a maior vergonha e o maior insulto aos verdadeiros valores do fado, aos filatelistas, aos fadistas e aos Portugueses, em geral.
Vi, num convite para uma cerimónia de lançamento da emissão filatélica “Fado”, Carlos do Carmo entre uma selecção de valores indiscutíveis do Fado, na mira de vir a ser concerteza o selo da vergonha mundial da filatelia e pergunto-me quem terá tido a lata de misturar Carlos do Carmo com os verdadeiros fadistas, se estes em vida nunca se misturaram com ele a não ser por trabalho?

Seria um felicidade para o Fado e para os portugueses, se fosse possível aos fadistas fazer uma votação secreta para a eleição do ou dos fadistas que merecem um SELO! Ficaríamos todos a saber e Carlos do Carmo também, o quanto este é indesejável e pernicioso no Fado!

Para se ter direito a um SELO, nós, os fadistas, achamos que como noutras áreas culturais, sociais ou políticas, etc., é preciso ter obra e ser-se alguém de digno relevo; ora, as únicas obras não fadistas mas sim fatalistas que o visado conseguiu, envergonhariam o Sr. Carlos do Carmo se ele tivesse vergonha. A saber: a escroquice do Prémio Goya e ter uma filha que durante uma entrevista televisiva e perante tanta mentira, sentir a necessidade de lhe pedir publicamente: “Ó pai, canta. Peço-te por tudo que não fales”.
Para bom entendedor, meia palavra basta!

Será com base na “arte” e “personalidade” de um indivíduo como este que publica no seu livro curricular, como coisa fantástica, troféus como por exemplo os feitios e medidas das mangas, as alturas e larguras de três casacos e o número de bolsos e botões de cada um, que resolvem fazer um SELO? Mas que mediocridade é esta? Será que os CTT são agora uma fabriqueta de fantochadas?
O cardume que propôs aos CTT o falso Goya para a conspurcação de um selo, devia saber que um Fado não começa nem acaba em quem o canta; e que, para além dos cantadores, há os poetas e os compositores! Portanto, os maiores guitarristas da História do Fado, que são autores de dezenas de guitarradas e centenas de fados, que ainda hoje se ouvem e são por isso a substância activa que mantém vivos o verdadeiro toque, a composição, o canto e a poesia fadista tradicional, merecem um SELO! Vou só recordar alguns, a título de exemplo: Armandinho, Jaime Santos, Fontes Rocha, Martinho d’Assunção, Jorge Fernando, Carlos Gonçalves, etc. Cada fado, como já disse, tem ainda um poeta; exemplo: Linhares Barbosa, Carlos Conde, Gabriel d’Oliveira, etc. Estes sim, têm obra fadista! Estes, não são mediocres; estes, e muitos outros fizeram os Fados e a fabulosa História do Fado! Estes, merecem um Selo!

As outras obras vergonhosas do Sr. Carlos do Carmo são ter cantado “democraticamente” 8 canções sózinho (não havia cá cançonetistas)!

As figuras de relevo no Fado que mais merecem na realidade um selo, são: Armandinho, Amália e Marceneiro! Só falta cá um poeta, um violista e um baixista e se acharem bem, talvez Linhares Barbosa, Martinho d’Assunção e Joel Pina!
Estes seis representam o Fado e os Fados n


Deixa aqui o teu comentário

..Pintura a óleo de José Malhoa " O Fado "


.. Sou o Zé da Viela

.. seguir perfil

. 5 seguidores

..Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


..Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

..Vielas recentes

.. VOLTASTE, AINDA BEM QUE V...

.. VOLTA, ANA ESTÁS PERDOADA...

.. VII GALA AMÁLIA RODRIGUES

.. SEMPRE O NOSSO FADO

.. TUDO ISTO É FADO

.. ATÉ QUALQUER DIA, AMIGO

.. MARIZA CONFESSA-SE

.. ADEGA MACHADO

.. PARABÉNS JOSÉ MANUEL OSÓR...

.. AMÁLIA RODRIGUES

..links

..tags

.. todas as tags

..tags

.. todas as tags

..links

..pesquisar

 
SAPO Blogs

..subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub