Recuso-me a afirmar que o fado está na moda, porque, como se sabe, a moda dura enquanto dura,e o fado está para ficar, prefiro dizer que o fado está de boa "saude", cada vez mais respeitado, tanto em Portugal, onde muitos jovens a ele aderiram, como no estrangeiro, onde num curto espaço de tempo, soube que Camané actuou no Canadá, Ana Moura está em digressão pelo México, e creio que Carminho se deslocou ao Vietnam.
Por outro lado, abundam os "recitais" fadistas, sobretudo em locais a que não estavamos habituados, como sejam as Varandas da Amália, e o Mosteiro dos Jerónimos, onde há pouco tempo actuou Cristina Nobrega.
Nas Varandas da Amália, a par de artistas consagrados, como por exemplo Maria João Quadros,Maria Amélia Proença e Vitor Duarte (Marceneiro), (porque não aparece mais vezes este fadista que nos transporta para o estilo de seu pai e seu avô, Alfredo Duarte Junior e Alfredo Marceneiro ? ), apareceram muitos jovens, rapazes e raparigas a cantarem, uns melhor que outros, mas todos eles dedicados ao fado, o que nos leva a pensar que uma nova geração, agora entre os 15 e os 17anos, assegurará a continuidade e futuro do fado.
No Casino Estoril, a Gala da Radio Amália, que revelou gente com algum talento, acompanhados por nomes grados do fado, como Pedro Moutinho,Ana Sofia Varela e Maria da Fé, entre outros.
No Coliseu dos Recreios, o espectáculo que nos ofereceu Jorge Fernando, onde na 1ª parte, o fado esteve em destaque, com nomes consagrados, como Celeste Rodrigues, Ricardo Ribeiro, Filipa Cardoso e a já mais que promessa Fábia Rebordão.
No Martim Moniz, o espectáculo que contou com a presença de Mariza, completamente aberto ao publico que muitas vezes não tem capacidade financeira para se deslocar às grandes salas.onde actuam os nomes mais consagrados e em evidencia.
Perante isto, caros amigos, temos que concordar que o fado, tão do agrado do nosso povo, respira saude.
Que assim continue.
Viva o Fado
Zé da Viela
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
.. VOLTASTE, AINDA BEM QUE V...
.. VOLTA, ANA ESTÁS PERDOADA...
.. PARABÉNS JOSÉ MANUEL OSÓR...