Não é demais realçar a importância, que, cada vez mais o fado tem para nós portugueses, canção com a qual nos identificamos, e que ao mesmo tempo, identifica o nosso País, uma vez que se verificam acontecimentos, que para nós constituem novidade, talvez fruto de ter sido considerado Património Imaterial da Humanidade.
Hoje, domingo dia 4, assistimos a uma Missa Fadista, na Igreija do Samouco, onde se cantou o fado com guitarra e viola, tendo sido escolhidos temas relacionados de algum modo com a religião, como " Maria Madalena" e "Foi Deus", entre outros, cantados maravilhosamente por quatro senhoras pertencentes ao coro daquela igreija. Que bem que o fado ficou na igreija, nas lindas vozes das senhoras que o interpretaram !
Por outro lado,o fado passa a ser disciplina universitária, dado que será incluido numa cadeira, " Culturas Musicais em Portugal: O Fado ", na licenciatura em Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa. O musicologo Rui Vieira Nery será o regente da cadeira, que terá como objectivo transmitir aos alunos um panorama do fado na viragem para o século XX. Deste modo, o fado será leccionado pela primeira vez numa Universidade.
E, lembrarmo-nos de como o fado começou,(cantado em tascas e tabernas ), até chegar à Universidade.
É bonito, que passe a haver mais gente a estudar o fado e a saber distinguir o fado corrido, o menor e o mouraria
mas também desejamos que a Universidade e os intelectuais não "roubem" o fado ao povo...
Viva o Fado
Zé da Viela
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
.. VOLTASTE, AINDA BEM QUE V...
.. VOLTA, ANA ESTÁS PERDOADA...
.. PARABÉNS JOSÉ MANUEL OSÓR...