Segunda-feira, 3 de Dezembro de 2012

VII GALA AMÁLIA RODRIGUES

Foi desolador ver o Coliseu dos Recreios, uma sala que Amália chegou a esgotar, quase "às moscas", como é costume dizer-se, tão poucas foram as pessoas que ali se deslocaram. Se, não contarmos com os artistas e convidados, entre os quais familiares dos premiados, quase diriamos que não valeria a pena fazer o espectáculo para tão poucas pessoas.

 

A quem imputar a responsabilidade do  fracasso da organização ? A Amália não será, porque ela continua no coração do povo, e o seu nome e a sua imagem, continuam a mobilizar um grande numero de pessoas, além de que, só os "amalianos" seriam suficientes para encherem o Coliseu. Quem foi responsavel por tão lamentavel organização, que começou a correr mal, até antes do espectáculo principiar,com o protesto de alguns espectadores das primeiras filas da plateia ( lugares de 25 euros), cuja visão do palco lhes era tapada com a exposição de três vestidos de Amália ? A organização não previu que os vestidos tapariam a visão dos espectadores ? Ou não se colocavam os vestidos, ou não se vendiam alguns lugares, sobretudo aqueles que impediam a visão do palco. Também, de lamentar que a discussão se tivesse arrastado, sem que alguém da organização ( Fundação Amália ou empresa produtora do espectáculo ? ), se tivesse preocupado em resolver o diferendo, que estava a ser gerido com alguma dificuldade, pelos "arrumadores". Resolveu-se o problema retirando do palco os três bonitos vestidos de Amália.

 

O espectáculo e a organização não foram dignos do prestigio da Grande Artista,não se percebendo a razão, uma vez que já se tinham realizado seis galas, pelo que já havia alguma experiência, até de galas bem concebidas e organizadas, como por exemplo, as do S. Luiz, do Olga Cadaval e do Campo Pequeno. A Gala não terá sido devidamente publicitada, e também os premiados ( ou alguns dos premiados ), não teriam o reconhecimento do publico, não se percebendo onde foram descobrir o mérito que esteve na origem da escolha de alguns dos premiados.

 

A Gala Amália, quanto a nós, deveria ser um acontecimento, onde os premiados tivessem realmente mérito, e não fossem seleccionados, só por razões de influências... devendo ser um espectáculo onde qualquer artista se sentisse honrado por ser escolhido, para actuar, porque se não houver justiça nas escolhas, o publico "desconfia" e não comparece, acabando por se banalizar um espectáculo, que deveria ser um dos grandes acontecimentos anuais do Fado, em Portugal. Esperemos que a lição tenha sido bem aprendida e que a próxima Gala possa dignificar a Grande Senhora e Grande Artista, que foi Amália.

 

Por fim, de louvar os artistas que actuaram, entre os quais também alguns premiados, que apesar de terem um PESSIMO SOM, deram o seu melhor, como por exemplo, Maria Amélia Proença, António Chainho, Cidália Moreira e Rodrigo, este o "triunfador" da noite, que, à semelhança de Cidália Moreira, foi aplaudido de pé, durante alguns minutos.

 

Correu mal, mas como também se aprende com os erros, esperamos que a próxima Gala esteja ao nivel do que Amália merece.

 

Saudações fadistas

 

Zé da Viela


publicado por Zé da Viela às 18:20
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De e-manuel a 22 de Janeiro de 2013 às 18:52
Gostei da postagem. Na verdade tratando-se dum evento que carrega o nome de Amália, deveria ser objecto de maior cuidado e mais profissionalismo. Felizmente existem o que como você estão atentos e com senso critico contribuem para que os próximos sejam retificados. Parabéns pelo oportuno comentário! e-manuel


De Zé da Viela a 22 de Janeiro de 2013 às 22:48
Fica o meu agradecimento pelo seu comentário.
Obrigado
Zé da Viela


Deixa aqui o teu comentário

..Pintura a óleo de José Malhoa " O Fado "


.. Sou o Zé da Viela

.. seguir perfil

. 5 seguidores

..Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


..Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

..Vielas recentes

.. VOLTASTE, AINDA BEM QUE V...

.. VOLTA, ANA ESTÁS PERDOADA...

.. VII GALA AMÁLIA RODRIGUES

.. SEMPRE O NOSSO FADO

.. TUDO ISTO É FADO

.. ATÉ QUALQUER DIA, AMIGO

.. MARIZA CONFESSA-SE

.. ADEGA MACHADO

.. PARABÉNS JOSÉ MANUEL OSÓR...

.. AMÁLIA RODRIGUES

..links

..tags

.. todas as tags

..tags

.. todas as tags

..links

..pesquisar

 
SAPO Blogs

..subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub